Como Se Organizar Com Pagamentos De Um Empréstimo

Na hora de pagar empréstimos é muito importante dar a devida atenção a essa dívida para que ela não se torne uma bola de neve.

Desse modo, você precisa encontrar na educação financeira a disciplina para lidar com suas finanças. Através do planejamento e criação de estratégias de pagamento.

Ou seja, você precisa se organizar de maneira adequada para não apenas pagar, e, se possível, reduzir seus juros!

Portanto, se você quer saber como fazer isso e evitar que o empréstimo se torne um problema maior, continue lendo este artigo.

Como Pagar Empréstimos De Forma Organizada?

O empréstimo pessoal, muitas vezes, é a solução para imprevistos ou, até mesmo, para quem deseja abrir o próprio negócio.

Mas, quando feito de forma não planejada ele se torna um pesadelo. Pensando nisso, abaixo vou dar dicas de como organizar os pagamentos e não se enrolar nas parcelas!

calculadora

1. Faça um orçamento financeiro:

A primeira coisa que você precisa para ordenar seus pagamentos, é organizar sua vida financeira mapeando seus detalhes. Portanto, crie uma lista na qual, você descreve todas as suas:

  • Despesas;
  • Renda;
  • Dívidas.

Em seguida, verifique tudo que pode é supérfluo e faça cortes. Com isso, você consegue mais dinheiro em seu orçamento.

2. Economize o máximo que puder:

Claro que ninguém gosta de viver de privações, mas, nesses momentos é importante fazer sacrifícios para se recuperar o mais rápido possível.

Então, além de cortar aqueles gastos conhecidos, comece a se policiar no dia-a-dia. Por exemplo, se você come fora todos os dias por causa do trabalho, comece a levar marmita que sai mais barato.

3. Antecipe para pagar juros menores:

Agora que você já diminuiu seus gastos e tem mais dinheiro “sobrando” procure antecipar suas parcelas.

Isso porque ao antecipá-las, principalmente as últimas, você acaba pagando uma taxa menor. Já que ela é calculada pela data de pagamento e não de seu vencimento.

Ou seja, isso lhe dá um desconto no CET e facilita o pagamento a longo prazo – para fazer isso basta solicitar um boleto de pagamento na instituição do empréstimo pessoal.

4. Utilize seus “saldos” para pagar empréstimos:

Uma forma de realizar a dica anterior e pagar empréstimos o mais rápido possível, é utilizar toda receita extra adquirida.

  • Trabalhos extras;
  • Férias;
  • 13º salário;
  • Abono;
  • Etc.

Ao usar esses “saldos” para pagar parcelas antecipadas e pagar suas dívidas, você reduz os juros a pagar. Bem como, a dor de cabeça e estresse da cobrança mensal.

5. Renegocie sua dívida:

Dessa forma, se você adiantou parcelas ou simplesmente tem quitado cada uma delas em dia, renegocie com a instituição.

Não tenha vergonha de pedir um desconto nos pagamentos. Vá até o gerente da instituição e peça uma renegociação do saldo remanescente.

Para isso, em geral, é preciso dar uma entrada – seus “saldos” podem auxiliar. Ao renegociar a sua dívida, você pode reduzir o prazo ou então as parcelas, nos dois casos, a taxa sempre irá reduzir!

Conclusão

Vimos neste artigo como se organizar para pagar empréstimos sem dores de cabeça e complicações.

Basta que você mantenha a consciência de suas despesas e receitas através de um orçamento mensal. Em seguida, basta que você:

  • Economize;
  • Reduza gastos;
  • Utilize receitas extras;
  • Renegocie a dívida.

De modo que a dívida possa ser quitada o mais rápido possível e até mesmo, com um valor menor do que orçado inicialmente.

O que você achou deste artigo? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe.