Como ter um site pode aumentar o seu faturamento

Quando você quer procurar sobre um produto ou serviço, em que lugar você pesquisa primeiro? Provavelmente, sua resposta foi: Google ou Internet.

E isso é comum porque, de acordo com a UIT (União Internacional de Telecomunicações), existem mais de 122 milhões de brasileiros com acesso à internet atualmente.

Atualmente, o que rege a vida de consumidor é a internet. Com acesso à informação na palma da mão, muita gente prefere procurar online sobre serviços ou produtos que estão precisando.

E nessa hora, leva a vantagem quem tem um site para ser achado pelos usuários. De acordo com a E-commerce Trends 2018, 98% dos consumidores compram em lojas virtuais.

Mas você tem uma loja física e ainda está em dúvida se investir em um site pode realmente aumentar suas vendas? Então, continue a leitura e veja como ter um ambiente virtual pode aumentar o seu faturamento!

1. Expande as vendas

A primeira coisa que você deve pensar é: o faturamento do ecommerce foi de 47,7 bilhões de reais em 2017. Você recebeu alguma parte desse faturamento? Então, já está perdendo dinheiro.

Todos os anos as vendas online crescem e tendo um site você consegue aproveitar parte desses compradores.

Além disso, quando você tem um negócio físico, é comum que fique preso àquele lugar, com clientes da sua região apenas. Mas com um site, você pode expandir as vendas do seu negócio, alcançando clientes de outros locais – o que não é possível fora da internet.

Investindo em um site, pessoas de todo o Brasil conseguem achar a sua loja e conhecer os produtos ou serviços que você oferece, podendo comprar de você em vez de outro site.

Mesmo que você não monte exatamente uma loja online para que comprem direto do seu site, um ambiente online pode divulgar os seus serviços e alcançar mais clientes em potencial.

2. Diminui seus custos

Para aumentar o faturamento do seu negócio, é importante que você tenha menos custos sem perder a qualidade do material. Mas nem sempre isso é possível por conta de custos como aluguel, luz, internet, entre outros.

Porém, dependendo da época, se você não conseguir diminuir os custos provavelmente vai perder o cliente, porque vai acabar repassando isso para eles.

Com um site, você evita os gastos comuns de uma loja física, alcançando mais pessoas e vendendo mais, como falamos no tópico anterior.

Não sei se você sabe, mas 70,9% das pessoas preferem comprar online porque os preços são menores do que os das lojas físicas.

Portanto, tendo um site para vender os produtos com custos menores, você pode aumentar bastante suas vendas e, logo, o seu faturamento. Falando nisso, existe uma outra vantagem de ter um site, que pode aumentar os lucros…

3. Deixa melhor a competitividade

Com tanta empresa tentando sobreviver no mercado atualmente, estar online com preços em conta faz com que você tenha uma vantagem sobre os seus concorrentes.

A nossa dica é que você pesquise bastante os seus concorrentes físicos e os que terá online também para criar uma oferta mais atrativa aos clientes.

O que um site pode fazer automaticamente, diferente de uma loja física, é oferecer um serviço personalizado.

Por exemplo: você já comprou um produto em determinado site e na próxima vez que entrou eles te recomendaram produtos auxiliares ou semelhantes? Isso aumenta bastante as chances de os clientes comprarem e é totalmente possível de ter no seu site.

Ter um serviço personalizado faz com que os clientes valorizem mais o seu site e que indiquem o seu negócio para outras pessoas. Logo…

4. Aumenta a autoridade

Quando você quer saber melhor sobre um produto ou serviço, pesquisa em um site conhecido ou em qualquer outro?

Geralmente, as pessoas preferem a primeira opção e isso acontece por causa da “autoridade”. Sem isso, fica mais difícil vender e atrair novos visitantes para a sua loja (seja física ou online).

Ser autoridade em um assunto significa que você é confiável e que seus produtos / serviços são os mais indicados para os potenciais clientes também – e isso é ótimo para a sua empresa.

Se tornar uma autoridade online faz com que os clientes confiem em você e recomendem a outras pessoas.

Portanto os 3 primeiros tópicos podem te ajudar nisso, porque estar disponível para os clientes, ter custos menores e ser competitivo com o mercado faz com que você se torne mais confiável.

Uma frase que você deve sempre lembrar é: as pessoas compram com pessoas que confiam. Portanto, seja transparente no site e tenha o máximo de informações para que os clientes conheçam a fundo sua empresa.

5. Conhece melhor seus clientes

Conhecer seus clientes é a melhor maneira de ganhar a confiança deles e aumentar o seu faturamento mais rápido.

A questão é que todos os clientes passam pelo que chamamos de “Jornada de Compra” (mesmo aqueles que compram em lojas físicas). Isso funciona assim:

  • Aprendizado: o cliente se interessa pelo produto / serviço e pesquisa mais sobre o assunto.
  • Reconhecimento: ele identifica que tem um problema ou necessidade que precisa resolver com esse serviço e já começa a pesquisar especificamente ao que o atende.
  • Consideração: o cliente avalia mais opções e soluções que empresas oferecem para sanar seu problema ou necessidade.
  • Decisão de compra: ele entende qual empresa é mais eficaz para sanar seu problema e decide comprar o que foi ofertado.

Quando você consegue bastante visita no seu site ou espaço físico, mas não consegue muitas vendas, está falhando em alguma dessas etapas.

O problema é que em uma loja física existe o “estou dando uma olhadinha” e o cliente não fala o motivo de realmente não comprar com você naquele momento, o que te impossibilita de melhorar sua estratégia.

Já com um site, você sabe exatamente em que momento o cliente parou de comprar e pode melhorar a experiência do usuário, aumentando as suas vendas.

6. Oferece um processo automatizado e prático

Para ter ideia, 67,1% dos usuários preferem comprar online por ter mais comodidade e 69,8% compram por ser mais fácil comparar os produtos e os preços.

Ou seja: facilitar o acesso dos clientes aos seus produtos faz com que você venda mais, por tornar mais prático de o cliente conseguir o que quer.

Tendo um site intuitivo, com o catálogo, preços e descrições, você aproxima os seus possíveis clientes. Por exemplo: você já tentou procurar determinado produto ou serviço e não teve informações o suficiente para decidir se comprava ou não?

Se já passou por isso, sabe que a falta de informações pode acabar com uma venda em potencial, fazendo com que a oferta não seja clara para o consumidor e que ele procure respostas em outros lugares – o que você não quer, é claro.

Com um site claro e com ofertas objetivas, você faz com que os leads entendam melhor sobre o que estão pretendendo comprar e torna a última etapa da jornada de compra mais fácil: a decisão de se tornar seu cliente.

7. Melhora sua pós-venda

O que pode matar as suas vendas e um ótimo faturamento em potencial é uma pós-venda ruim. Os clientes valorizam muito isso e com um site ter um bom atendimento depois da compra se torna ainda mais fácil.

No site, você pode pegar dados importantes dos clientes como e-mail, por exemplo, e oferecer descontos e promoções em peças que eles costumam comprar ou até mesmo em dias especiais (como aniversários, por exemplo).

Um outro exemplo, é o site que oferece um atendimento rápido direto por lá, evitando com que o cliente tenha que ligar para tirar dúvidas ou demore muito para receber informações que precisam.

Para ter ideia, é assim que funciona o processo de compra na internet:

  • 3% compra no momento;
  • 7% está disposto a te ouvir;
  • 30% não está pensando em comprar;
  • 30% não acha que está interessado;
  • 30% sabe que não tem interesse no que você oferece.

Um bom relacionamento faz com que você converta esses 70% em potencial, mostrando que ele precisa do que sua marca oferece e que você é a resposta que ele precisa no momento.

Mas isso se torna um problema se a sua pós-venda for ruim, porque desacredita a sua marca e destrói sua reputação. E não ignore isso, porque construir um nome forte demora muito mais tempo do que o contrário.

Além disso, é mais fácil um cliente atual comprar de você novamente do que um novo cliente tomar essa decisão. E tendo um bom atendimento depois da compra, você mostra que se importa com o consumidor, fazendo com que ele compre de novo da sua empresa e recomende a outras pessoas.

E você, já tem um site capaz de te dar esse resultado?

Claro que um site é capaz de te oferecer todo o resultado que falamos aqui, mas isso não vai acontecer se você deixar de investir em um que realmente atenda às necessidades e desejos dos clientes.

Um site objetivo, com uma proposta clara de vendas e com uma boa experiência do usuário, faz com que eles voltem mais vezes e escolham comprar com você, evitando perder clientes para a concorrência.

Portanto, procure uma boa agência digital que ofereça um site com padrões que ajudem na conversão de visitantes em clientes – acredite, isso vai aumentar bastante o seu faturamento.

Artigo produzido em parceria com www.oblige.com.br.