Metas de ano novo: 5 maneiras de economizar dinheiro em 2020

economizar dinheiro

Economizar dinheiro não é fácil quando a gente não sabe como começar. Para isso é preciso traçar as metas de ano novo. Neste artigo, você confere algumas dicas de como economizar em 2020.

Antes de qualquer coisa, a primeira forma de economizar é encontrar aplicativos que ajudem na sua organização financeira. O aplicativo TIM Finanças é um deles, mas existem inúmeros outros tipos de apps que dão uma força na hora de economizar.

Quer ficar por dentro dos planos da operadora TIM? Os planos TIM trazem como diferencial bônus em ligações e ótimos pacotes de dados de internet.

Saber onde você está gastando e investindo seu dinheirinho é o passo mais importante. Por isso, siga as dicas abaixo para dar uma guinada na sua economia em 2020. Confira abaixo:

Metas de ano novo: como economizar em 2020

Fuja das taxas de banco

Cair na pegadinha das parcelas altas acabam com as nossas economias. Então, evite pagar caro por isso. Procure cartões com taxas menores, caso deseje parcelar alguma fatura. Busque por bancos que não cobrem taxas abusivas para transferências, saques, anuidade, etc. Isso ajuda a você evitar o desgaste financeiro e seu bolso não pesa no final de cada serviço.

Para evitar a fadiga da prestadora de serviço financeiro, basta você buscar por bancos com contas digitais. Eles costumam apresentar mais vantagens, como por exemplo: não cobram pelos serviços básicos de transferência, não limitam a gratuidade somente para o seu banco e sim para todos, dentre outros motivos.

Pague um plano de celular

Muitas vezes comprar créditos semanais, acabam se tornando um gasto desnecessário, pois paga muito mais do que investisse em um plano controle ou pós-pago com sua operadora. Por isso, uma das metas de ano novo é investir em um plano controle ou pós-pago.

No site da TIM você encontra os melhores planos TIM de celular para você e também para sua família. Confira no blog e deixe de pagar mais na conta do seu celular. 

Organize seus gastos

Outra meta de ano novo é economizar organizando seus gastos. Isso é bem importante. Afinal, só assim você vai saber exatamente como está efetuando os gastos do seu salário. Não deixe para fazer essa organização só quando já estiver na corda bamba para ir para o Serasa. 

Você pode investir em aplicativos e plataformas digitais de organização financeira. Alguns são gratuitos e você já começa a economizar nisso. Eles podem ser baixados na lojas de compras do seu celular, disponíveis dependendo do sistema operacional que seu celular utiliza. Siga essas metas de ano novo e você vai ter uma boa economia ao final do mês.

Aprenda a usar planilhas de gastos

Uma forma bem básica de melhorar seu orçamento é utilizar os aplicativos disponíveis de forma gratuita e que já vem instalado muitas vezes em seu celular. Caso você possua produtos com Android, a planilha de excel é uma opção. Se não possuir, ela é bem fácil de ser baixada em seu celular ou computador.

Além de tudo, você pode acessá-la pela plataforma do Google de forma online, sem precisar fazer download, tudo na nuvem. 

Não gaste mais do que pode

Por seguinte, um dos maiores erros do consumidor é gastar mais do que pode. A gente sempre acaba caindo por impulso das compras, mas há um jeito fácil de sair do vermelho: compre apenas o que pode pagar no mês. Às vezes, somando tudo que foi comprado o valor acaba sendo mais alto que o salário e isso pode ocasionar o parcelamento de faturas. Nisso, surgem os juros altos, as parcelas que nunca terminam e o valor acaba ficando pesado no seu bolso para os próximos meses.

Se você começar a economizar dessa forma, pode ser que renda mais seu dinheiro e sobre mais para guardar na poupança, que é também uma boa opção para se ter um dinheiro extra. 

Corte gastos desnecessários

Sabe aquela roupa que você não vai usar? Uma compra que não vai fazer diferença se você não fazer esse gasto? Então, você pode cortar esse gasto desnecessário e ser mais uma das metas de ano novo. 

Evite comprar mais do que esteja precisando. Diminua os lanches fora de casa, estipulando pelo menos quantos você pode fazer de forma mensal sem pesar no seu bolso. Cozinhe mais em casa, assim não cai na tentação de gastar.

Outra opção é diminuir o gasto com Uber quando não precisar fazê-lo. Existe uma forma de ir de ônibus e pago menos por isso? Se sim, escolha essa opção. Ao final do mês, sua conta bancária vai agradecer. Vai sobrar mais dinheiro pra você no próximo mês com essa pequena economia.

Crie metas financeiras para economizar

Sabe aquela viagem tão sonhada ou um investimento material que você deseja muito fazer? Você pode realizar tudo isso como uma das metas de ano novo. Basta que você crie uma meta financeira de quanto deseja guardar para realização dos seus projetos pessoais. Ao direcionar seu dinheiro conseguirá traçar em quanto tempo consegue ter o dinheiro que deseja investir.

Guarde o valor estipulado por você por mês de forma disciplinada, nem mais nem menos. Evite também esquecer de depositar um um mês. Assim, você terá uma boa reserva financeira. É importante que você finja que esse dinheiro não existe. Dessa forma, não corre o risco de mexer nesse dinheiro ao longo do mês.

Pague suas contas em dia

Evite pagar juros exagerados, para isso pague sempre suas contas em dia. Quando parcelamos uma fatura ou pagamos em atraso, os juros acabam sendo altos e você acaba gastando mais do que estava previsto. 

Se puder fazer os seus pagamento sempre no vencimento, vai evitar ter que pagar juros por isso. Outra opção é trocar a data de pagamento da fatura para o dia que o seu dinheiro já estará em suas mãos. Com isso, evita que não tenha dinheiro no dia do vencimento.

Evite gastar muito

Por fim, evite gastar mais do que deveria. Isso vale para as saídas, festas, viagens inesperadas. Planeje bastante seus gastos e se precisar dizer não para um gasto diga. Se precisa economizar, vai ser a melhor escolha.

Agora que você já sabe quais metas de ano novo deve seguir, não deixe de conferir outras dicas de economia.