Importância de ter um bom fluxo de caixa

Você sabe qual é a previsão de recebimento, das vendas realizadas, para amanhã? para a semana que vem? Você sabe quais são os pagamentos programados para a semana que vem? Há condições de programar mais algum pagamento para a semana que vem? Para quando pode ser programado um pagamento? Qual inadimplência a empresa consegue suportar sem recorrer a recursos de terceiros?

Todas estas respostas são obtidas através do fluxo de caixa. Se você não conseguiu responder a alguma destas perguntas é importante você continuar lendo este artigo.05
O fluxo de caixa é um instrumento de previsão e controle que informa ao empresário toda a previsão de movimentação de recursos da empresa em um determinado período de tempo.

O fluxo de caixa é a previsão da situação financeira diária da empresa. É o valor que aparece na conta bancária e no caixa da empresa, é a previsão de quanto entra e sai nos próximos dias. Então, é no fluxo de caixa que a equipe financeira controla as contas a pagar e a receber, e avalia o quanto de dinheiro precisa ter de reserva para honrar as despesas no futuro.

O fluxo de caixa leva em consideração apenas a entrada e saída de dinheiro em um determinado período. Então fluxo de caixa é a previsão de disponibilidade de dinheiro que a empresa terá, baseado nos seus prazos de pagamento e de recebimento. O ideal é que o fluxo de caixa seja diário, porém este é um critério que cabe ao empresário definir.

O controle do fluxo de caixa pode orientar o empresário quais as melhores datas para programar seus pagamentos sem correr o risco de não ter disponibilidade de pagamento no dia, ou de prever a falta de recursos e já tomar alguma ação previamente, diminuindo assim os custos inerentes deste desencaixe.

Portanto, mesmo uma empresa que opera com lucro pode passar alguns dias com saldo negativo na conta bancária. Para minimizar este risco é necessário um acompanhamento diário e constante do fluxo de caixa.

fluxo de caixa

Fique de Olho no seu estoque

Lembre-se sempre que um estoque mal gerenciado e negligenciado pode significar dinheiro parado ou perdido. Muitas empresas não dão a importância necessária em seu estoque. O inventário de estoque é fundamental para uma a saúde financeira de sua empresa, seja ela grande ou pequena.

A Datasite empresa especializada em controle e gestão de estoque afirma que o lucro de sua empresa pode estar no seu estoque. Para começar é fundamental fazer um levantamento dos produtos e itens que estão no seu almoxarifado, e a partir daí você irá conseguir descobrir se sua empresa esta com estoque parado, avariado e vencido entre outras informações.

Monitoramento periódico

Para o fluxo de caixa ter eficácia, é importante que seja controlado periodicamente. Esta periodicidade varia conforme as necessidades do seu negócio, mas de maneira normal deve ser diária, projetando um período mínimo de três meses. Este tempo é suficiente para você planejar os gastos que serão feitos e como irão impactar no caixa da empresa. Como contratação/demissão, promoção de vendas, entrada de novos produtos etc.

Vantagens

  • Facilita a elaboração de projetos e planejamentos para os próximos períodos;
  • Os resultados financeiros são mais visíveis;
  • Permite verificar quanto a empresa está investido de capital de giro;
  • Permite a escolha da melhor data para pagamento, para evitar ou diminuir o desembolso com juros;
  • Consegue visualizar possíveis futuros problemas para pagamento de compromissos;
  • Permite tomar ações imediatas sem aguardar a apuração do resultado.

O fluxo de caixa é um instrumento fundamental no gerenciamento e no controle financeiro da empresa e deve sempre ser monitorado e atualizado para se saber qual a previsão de disponibilidade financeira em determinada data.

O Fluxo de Caixa é o que indica como está a saúde da empresa e demonstra a sua sustentabilidade ao longo do tempo.