Seguro educacional: descubra o que é e como funciona

 

A educação com certeza é uma das maiores preocupações para quem tem filhos ou está fazendo planos para o próprio futuro. 

As incertezas sobre a estabilidade financeira ao longo de todo o período para concluir os estudos costumam gerar muitas dúvidas para quem estuda em uma instituição de ensino privada, seja esta custeada por meios próprios ou por meio de uma bolsa de estudo. Porém existe uma solução para acabar com essas inquietações e preocupações.

Você já ouviu falar no seguro educacional? Sabe o que ele de fato cobre e como pode ajudar a manter o pagamento das mensalidades em momentos de aperto? Continue a leitura que nós iremos explicar sobre essa modalidade de seguro que tem se tornado cada vez mais popular. Vamos lá?

O que é o seguro educacional?

Antes de mais nada, você precisa saber o que exatamente significa um seguro educacional. Ele consiste em uma proteção para garantir o pagamento da mensalidade de escolas e ou faculdades em caso de qualquer dificuldade financeira ou imprevistos. – seja esta do próprio estudante ou dos responsáveis pelas despesas.

Em muitos casos, o serviço é oferecido pela própria instituição de ensino, podendo esta ser uma creche, escola ou de ensino superior.

Assim, o estudante ou responsável pelos pagamentos possui um tempo para se recuperar financeiramente, mantendo-se em dia com a instituição.

Para quem é indicado o seguro educacional?

De modo geral, o benefício é destinado ao responsável financeiro pelas mensalidades, sendo ele o segurado, independentemente  de ser o estudante ou não. A contratação do seguro educacional é indicado nas seguintes situações:

  • Alto valor das mensalidades de grande valor: no Brasil, alguns cursos, como o de medicina, por exemplo, chegam a ter mensalidades no valor de R$ 10 mil. Assim, a contração do seguro é realizada como garantia de que os valores serão pagos.
  • Instabilidade financeira: em tempos de crise financeira, a instabilidade no mercado de trabalho seja ainda maior. Dessa forma, o seguro educacional também é bastante indicado para autônomos e funcionários de todas as empresas do setor privado.
  • Quando o estudante é responsável por custear as despesas: ao dividir o tempo do dia entre os estudos e o trabalho, em algum momento durante a graduação podem ocorrer diversos imprevistos, como o término do contrato de estágio e até mesmo dificuldade para encontrar um novo em emprego. Nesses casos, o seguro torna-se essencial para que o aluno não precise trancar os estudos ou reduzir a sua carga horária.
  • Problemas de saúde: outra questão que comumente ocorre é o responsável pelas despesas estudantis adquirir algum problema de saúde ou ter uma doença grave que acarreta em invalidez temporária. Nessa situação, o seguro educacional também é indicado para que o beneficiário se recupere.

Quais são as coberturas do seguro educacional?

O serviço é oferecido pelas principais seguradoras do país realizam parcerias com instituições educacionais, do ensino infantil até o superior. 

As seguradoras oferecem diversos tipos de coberturas, com condições que variam de acordo com a situação financeira e as necessidades de cada segurado.

A quantidade de meses que o seguro cobre varia de acordo com cada segurado, mas de modo geral são entre três e seis. Em casos mais especiais, a cobertura pode se estender por todo o ano letivo ou pelo restante do curso. Tudo depende do que será acordado entre o segurado e a seguradora no momento da assinatura do contrato.

Outros benefícios

Outras coberturas disponíveis também garantem a compra de uniforme, material escolar e até mesmo o transporte até o colégio e/ou faculdade. Todos estes itens adicionais deverão ser observados com atenção no momento da contratação, para evitar aborrecimentos futuros.

Como contratar o seguro educacional?

A contratação pode ser feita diretamente com a seguradora, com o auxílio de uma corretora de seguros e até mesmo com a mediação da instituição de ensino.

Todas as dúvidas devem ser tiradas ao contatar a empresa responsável pelo seguro educacional. 

Já na apólice, deve constar tudo aquilo que dá direito ao segurado de receber o benefício e o que não é coberto. Todas as condições devem ser analisadas minuciosamente, bem como os valores previstos. Itens como o tempo de seguro, a taxa de cobrança e os demais recursos disponibilizados devem garantir a educação do estudante em qualquer caso de imprevisto ou acidente.

Quando eu posso requerer o seguro educacional?

Entre as diversas possibilidades existentes nas coberturas do seguro educacional, destacam-se alguns tipos de contratações, dentre elas:

  • Invalidez: nessas situações será a perícia médica que irá determinar o tempo e a cobertura do seguro.
  • Desemprego: em casos de comprometimento da renda por conta do desemprego, a cobertura é estipulada por alguns meses, seguindo as regras da seguradora.
  • Morte natural: se o responsável pelo pagamento vier a falecer o seguro é, na maioria das vezes, responsável por cobrir as parcelas até a conclusão dos estudos.
  • Morte acidental: da mesma forma que o caso anterior, o pagamento é feito até o término do curso.

Qual o valor de um Seguro Educacional?

O investimento sempre será equivalente ao valor da mensalidade. A porcentagem entre as empresas de seguros costuma variar em torno de 1 a 2% do valor total da mensalidade do aluno e, em algumas situações, são adicionadas a isso  as proteções adicionais.

Bem, você deve ter percebido que o seguro educacional torna-se um item fundamental para quem preocupa-se com o futuro, principalmente diante de tanta instabilidade na economia. E você, está esperando o que para fazer a contratação? Se ficou com alguma dúvida, deixe-a aqui em nossos comentários que iremos lhe responder. Até a próxima!