7 dicas para investir com segurança e bom retorno

7 dicas para investir com segurança e bom retorno

Para conseguir aumentar o capital, os investimentos são uma ótima opção, no entanto, é necessário saber como realizá-los com segurança, a fim de evitar prejuízos. Então se você quer realizar investimentos com segurança e certeza de uma boa rentabilidade, confira aqui as 7 dicas que preparamos para você.

Dicas para investir com segurança e bom retorno

O investimento não envolve apenas na aplicação do dinheiro, é necessário ter um planejamento financeiro para avaliar qual o melhor tipo e os cuidados a serem tomados. 

Confira as dicas a seguir e saiba como realizar um investimento seguro:

 Avalie a rentabilidade e o risco

Esses dois componentes andam de mãos dadas. Se você procura um alto retorno, deve estar ciente de que também existe um alto risco. Esses dois estão diretamente correlacionados, dependendo do objetivo.

Defina o objetivo do investimento

É preciso estabelecer metas a curto, médio e longo prazo, a fim de definir o objetivo e verificar se ele é viável, pois ser realista é um passo essencial para o sucesso do investimento.

Liquidez

Existem investimentos nos quais você tem o capital à vista o tempo todo, pois nas ações que você pode retirar e depositar a qualquer momento, o dinheiro é retirado parcial ou totalmente entre 2 e 5 dias sem nenhuma penalidade.

A liquidez de um investimento no setor imobiliário pode levar meses ou até anos. Aqui é importante saber se vou precisar desse dinheiro a curto ou longo prazo.

Quanto tempo você espera obter lucros

Isso é fundamental para te ajudar a selecionar o tipo de investimento que deve fazer, pois há opções que são rentáveis ​​após 5 ou 10 anos.

Conhecer o investimento por completo

Como em qualquer negócio, é importante que você saiba como funciona o instrumento em que está investindo, estude, avalie e compare as alternativas.

Não aceite somente as informações fornecidas pelo consultor do produto, pesquisar para adquirir conhecimento sobre o investimento é o mais importante.

Seja realista

Um dos passos mais importantes para investir com segurança e bom retorno, é ter os pés no chão, pois se você costuma gastar muito com cartão de crédito e não possui um planejamento financeiro para economizar, com certeza, o valor a ser investido deve ser menor.

Além disso, é preciso elaborar um plano financeiro urgente, a fim de se organizar para poder investir, a fim de não perder dinheiro e aumentar suas dívidas.

Você também precisa conhecer quais os tipos de investimentos e começar por aqueles que atendem ao seu orçamento.

Tipos de investimento

Atualmente, existem inúmeras opções para investir dinheiro que permitirão proteger seu capital, aumentar seus ativos de longo prazo e, assim, viver a vida que você deseja, evitando dívidas significativas ou dificuldades econômicas.

De fato, se você quer saber o que investir, podemos dizer que você tem várias estratégias lucrativas; como comprar ouro, investimentos imobiliários, bitcoins, bolsa de valores, no mercado de ações e até criptomoedas.

No entanto, saber onde investir dinheiro com eficiência é fundamental para maximizar seus lucros e evitar riscos desnecessários que acabam prejudicando você financeiramente.

Caso queira conhecer melhor os tipos de investimentos e receber dicas financeiras, saiba mais neste link.

 

Gostou de mais um dos nossos artigos? Então não deixe de compartilhar com os seus amigos.