Economize e ganhe dinheiro: 7 dicas que especialistas em finanças não querem que você saiba

Especialistas em finanças, sejam eles conselheiros ou empreendedores de sucesso, não têm fórmulas mágicas para o sucesso, mas há certas diretrizes que eles geralmente têm em comum.

Compilamos algumas dessas dicas para você economizar.

1) Incentive-se a salvar

Existe um conceito chamado “contabilidade mental” usado por alguns conselheiros: é o mecanismo que é ativado, quase inconscientemente, quando nos deparamos com uma quantidade que acabamos de contar. Começamos a pensar quanto percentual vamos gastar em A, que porcentagem irá para B…

Trata-se de ficar à frente dos nossos próprios cálculos e sempre deixar um remanescente, uma quantia fixa ou … “surpresa”. O que os especialistas recomendam contra uma cobrança é desviar uma parte para outra conta corrente ou para um produto financeiro.

É uma questão de disciplina e também de fé em si mesmo, na qual não nos arrependemos de ter poupado esse dinheiro. Quando passarem seis meses ou um ano e vermos o que salvamos “nos enganando”, isso nos surpreenderá.

Outra forma de se enganar é usar os cartões de crédito de maneira mais responsável: reduzi-los a apenas um. Você pode gerenciar perfeitamente usando um cartão de débito e um cartão de crédito.

2) Ganhar dinheiro com o que você é apaixonado

trabalhe com o que voce ama

Talvez você não tenha o trabalho de seus sonhos, mas certamente você sente devoção a um esporte, um hobby específico… Converta-o em sua fonte extra de renda. Há centenas de exemplos de como um blog ou um canal do YouTube de um amador acabou se tornando um método bom de investimento.

Se essa atividade que você adora gastar seu tempo lhe der dinheiro, bem como uma folga, você vai se divertir muito mais.

Além de abrir novas oportunidades de emprego, você poderá conhecer pessoas com as quais compartilha os mesmos gostos, e qualquer despesa relacionada a isso você verá como um investimento.

Os gurus são claros: se você fizer da sua empresa sua paixão, não haverá ninguém para impedi-lo.

3) Economize o quanto antes e em pequenas quantidades

A melhor época para começar a economizar provavelmente foi anos atrás, assim que você assinou seu primeiro contrato de trabalho.

O que os especialistas aconselham é alocar ao nosso ‘cofrinho’ entre 10 e 20% dos nossos lucros a partir do momento em que os temos. Os números mais recentes a este respeito indicam que hoje metade dos lares economizam 10,5% de sua renda, pouco mais de meio ponto percentual acima do mínimo recomendável.

A maneira mais simples de salvar, além de ser uma questão de “educação financeira” transmitida de pai para filho, é fazê-lo pouco a pouco. Cortar um real por semana acaba se tornando um real por dia, por exemplo, e isso nos tornará poupadores quase sem perceber.

4) Automatize sua maneira de salvar

Novas tecnologias podem nos ajudar a economizar com mecanismos muito simples e completamente intuitivos: o mais útil, a transferência periódica, um bom exemplo é o pedido demillus, o sistema deles é super automatizado.

Se você recebe no dia 1, programe uma pequena transferência no dia seguinte para outra conta apenas para suas economias.

Chegará um momento em que você se esquecerá, mas continuará a ser feito todo mês, sem que você quase não perceba, e em um ano você terá uma surpresa muito agradável.

aplicativo Fintonic

Outra ferramenta gratuita muito útil para os poupadores é o Fintonic. Esta ferramenta também categoriza os movimentos de todos os seus bancos e automaticamente envia alertas quando detecta anomalias em suas contas (taxas de comissão, recibos duplicados…), pode ser gerido a partir da web ou do seu smartphone pequenas metas de economia de modo que ao fazer isso não tenha dor de cabeça. Por menor que seja o valor que você escolher para salvar, sempre será útil amanhã.

A chave é ser governada por orçamentos realistas e metas de poupança que podemos assumir.

5) Expanda seus mercados cada vez mais

Quanto mais você sabe, melhor e mais você trabalha… mais você vai cresce. Em uma época onde temos fácil acesso à web e redes sociais, aplicativos e sites, devemos aproveitar estes instrumentos, um bom exemplo é a franquia Natura, ou outras similares.

Segundo o Observatório Cetelem canais de vendas on-line são os favoritos dos consumidores para comprar bens e serviços: de viagens e hotéis para o turismo, para a tecnologia e computadores ou acessórios para o tempo livre.

Tornar distribuidores globais, não só locais ou regionais, nos torna poderosos. Aumente nossos clientes em potencial e, portanto, nossas oportunidades.

Nunca despreze o que a Internet pode fazer pelo nosso negócio.

6) Disciplina, disciplina, disciplina

Todas essas dicas para ganhar dinheiro e economizar têm por trás o que poderíamos considerar um valor fundamental: a perseverança, a segurança de saber que somente sendo inabalável em seu propósito você alcançará o sucesso financeiro, tanto no nível doméstico quanto no empresarial.

Disciplina e autocontrole serão seus melhores aliados quando se tratar de racionalizar gastos para acabar criando riqueza, sua própria riqueza.

7) Descubra o que funciona para você

A última dica dessa lista tem a ver com você, com suas circunstâncias, fraquezas e pontos fortes. Conheça a si mesmo para saber se consegue fazer as suas próprias reflexões anteriores, ou como adaptá-las ao seu dia a dia.