Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo tem um objetivo bem específico: ganhar a confiança do visitante do seu blog com vistas a torná-lo cliente.

Marketing de Conteúdo

Esta abordagem difere da antiga forma de se fazer marketing, porque ao invés de enviar folders e malas diretas com ofertas e promoções, trabalha para criar e distribuir conteúdo consistente, que tenha valor e que seja relevante a uma audiência previamente definida. Para essa abordagem são necessárias ferramentas de marketing.

Esta modalidade de marketing não é tão nova, mas muitas pessoas ainda não usam. Se elas tivessem uma vaga noção do quanto este marketing traz de resultados e não perderiam nem mais um dia.
Se tiver alguns minutos, leia sobre Philip Kotler conhecido como pai do Marketing e criador de muitas estratégias que utilizamos hoje. 

Quando ganhar dinheiro com marketing de conteúdo

Quem investe em marketing de conteúdo sabe que tem que trabalhar com cautela para conquistar clientes e ganhar dinheiro em cima disso.
A oferta de conteúdos tem que ser estratégica e específica, planejada para fisgar o seu público alvo.
Você só vai começar a ganhar dinheiro quando convencer seu público de que ele não tem outra opção a não ser comprar o que você tem a oferecer. Para isso acontecer você tem que falar o que o cliente quer ouvir, só assim para convencê-lo.

Conceitos que você precisa conhecer antes de começar

Antes de mais nada você precisa estar familiarizado com alguns conceitos do marketing de conteúdo. Isso vai facilitar a compreensão do que for falado posteriormente, sem que você precise ficar fazendo pausas para ver o significado de algum termo.

  • Persona: é um protótipo; um modelo do indivíduo que melhor vai representar o seu público. Por isso você tem que saber tudo a respeito dele. Sexo, idade, estado civil, profissão, remuneração, interesses, costumes, etc. Conhecendo as atitudes e comportamentos da sua persona, você poderá criar conteúdo adequado ao perfil, que têm mais chances de conversão.
  • Landing Page: página que contém um formulário no qual o visitante poderá colocar seu nome e e-mail, dando assim, permissão para que você se comunique com ele. É esta permissão que diferencia o e-mail marketing de spam (comunicação não autorizada, invasiva). A landing page deve conter poucas e convincentes informações. Às vezes para conseguir a permissão vale fazer uma promessa. Ex.: Quer receber um e-book com receitas inéditas? Deixe seu e-mail que eu enviarei pra você.
    Existem diversas ferramentas incríveis para criar Landing pages, Nossa recomendação é pelo OptimizePress
  • Lead: É a pessoa que ao visitar sua landing page, concordou em fornecer seu e-mail para receber maiores informações sobre determinado assunto. Quando o lead se cadastra, vai para uma lista de e-mails e passará a receber, de forma automática, conteúdo e, eventualmente, ofertas e promoções. A partir daqui você vai se empenhar para torná-lo seu cliente.
  • Call to action: ou chamada para ação. É um convite incisivo que você faz para que o seu visitante pratique alguma ação. Por exemplo, um botão com o texto “Clique aqui agora e reserve já sua vaga”. A chamada para ação deve ser imperativa.
  • Oferta: Também chamada de “isca digital” é o brinde oferecido ao visitante para incentivá-lo a lhe dar o seu e-mail. Pode ser um e-book, um vídeo, um curso gratuito. Perceba que a isca digital não é uma mera permissão, mas sim, uma evidência de que o seu visitante tem uma necessidade, ou no mínimo algum interesse, pelo tema da sua oferta. Por exemplo: um e-book com receitas fáceis para emagrecer vai demonstrar que problema da sua persona é perder peso.

Como implementar esta modalidade de marketing

Não basta postar artigos em seu blog de forma aleatória. Isto não é marketing de conteúdo, e, certamente, não vai trazer resultado algum. Se você tem interesse em implementar esta ideia, siga corretamente os passos abaixo, pois eles são a garantia de que você vai fazer a coisa certa.

Estratégia de conteúdo

Uma boa estratégia para começar a trabalhar com marketing de conteúdo pode ser dividida em três etapas: Planejamento, Execução e Verificação.

Planejamento

Ninguém sai de casa para ficar vagando entre um bairro e outro da cidade. No mínimo você tem uma ideia sobre que coisas quer fazer, aonde precisa ir e por quais ruas deve dirigir para chegar até lá. Isso é um planejamento.

Em termos de conteúdo, o seu planejamento começa pela definição do seu objetivo. E ele precisa ser claro. É como ter uma luz lá na frente guiando seus passos. Sem o objetivo, você não sabe onde quer chegar, e sem saber onde quer chegar não tem como elaborar sua rota.

Definir seus objetivos: Por exemplo:

  • Atrair 1000 leads para incrementar sua lista;
  • Criar autoridade na sua área;
  • Tornar sua marca (seu nome ou nome do seu blog/loja) conhecidos.
  • Lançar um novo produto;
  • Aumentar seu faturamento em X %.

Assim que você tiver seus objetivos definidos precisa saber a quem se dirigir. Neste momento você precisa definir sua audiência (persona).

Definir sua audiência: Pular esta etapa é bastante arriscada. Você pode sair por aí distribuindo conteúdo relativo a pneus para quem tem interesse em comprar patins. É uma das etapas mais confusas para os iniciantes, mas vale a pena se empenhar em aprendê-la.

Exemplo de persona:

  • Nome: Marco Antonio
  • Sexo: Masculino
  • Idade: 30 anos
  • Estado civil: solteiro
  • Renda Mensal: R$ 3.000,00
  • Cidade: Florianópolis
  • Característica da personalidade: timidez
  • Trabalho: analista de dados.

Descrição da Persona: Marco Antônio é um jovem competente, mas sua timidez é um entrave ao seu crescimento pessoal e profissional.

Objetivo: Fazer com que Marco Antônio desenvolva sua comunicação e torne-se mais expansivo a fim de valorizar sua imagem e desenvolver seu potencial para alcançar sucesso na vida afetiva e profissional.

Pronto! Agora você já sabe quais são os seus objetivos, já determinou que a sua persona precisa trabalhar o seu marketing pessoal.

A partir daqui você sabe que precisa criar conteúdo referente a este tema para oferecer a sua persona.

Estabeleça um cronograma com a frequência de postagens, tanto no blog quanto em redes sociais; defina os canais a serem utilizados para atrair leads (FanPage, Facebook Ads, links patrocinados, compartilhamento em grupos temáticos, etc.).

Defina também como e com que frequência (se mensal, semestral, etc.) irá medir a conversão da sua estratégia de marketing.

Tudo isso deve ficar bem especificado em seu planejamento.

Execução

Com o planejamento detalhado em mãos, comece a executá-lo, cuidando para não pular etapas. O planejamento deve ser seu documento de consulta diário.

Nesta fase é muito fácil se desviar do caminho, já que ela se compõe de várias ações encadeadas e correlatas. É um trabalho que demanda tempo e foco. Mantenha-se fiel ao planejamento e seja rigoroso com o calendário de postagens. Pode parecer uma coisa engessada, mas não é. É apenas tomar cuidado para não se desviar do objetivo.

Avaliação dos Resultados

Esta etapa ocorre simultaneamente à execução, porque é preciso saber se a estratégia está trazendo os resultados esperados. Caso ela se mostre pouco eficiente, promova reajustes de modo a corrigir as falhas. Anote as ações que estão dando melhor resultados.

Com base nestas anotações você vai ter um relatório detalhado das ações que funcionam bem.

Por hoje é só. Até breve.