Fraude no cartão de crédito: Veja como acontece e como se proteger

Na maioria das vezes, as fraudes acontecem por falta de atenção e cuidado dos portadores de cartões de crédito. Claro que a deslealdade de pessoas mal intencionadas são a causa principal, mas todos podem se proteger.

Conheça aqui as principais fraudes e aprenda a se proteger contra elas com dicas simples que podem fazer diferença na sua vida. 

Principais fraudes no cartão de crédito

Você já deve ter ouvido sobre as fraudes realizadas através do Whatsapp, elas são muito comuns e fazem centenas de vítimas todos os anos no nosso país. Apesar dos esforços da Febraban para proporcionar segurança aos portadores de cartões, os golpes continuam acontecendo. 

Portanto, é necessário conhecer bem como os fraudadores agem para conseguir se proteger. Uma modalidade muito comum deles agirem é entrar em contato com a vítima pedindo as informações do cartão de crédito.

Além disso, eles podem ligar para o telefone da vítima alegando falar em nome da operadora e informar que o cartão foi invalidado e será recolhido. Pedem à vítima para entregarem o cartão a um motoboy que passa no endereço que ele informa. 

As modalidades de golpe são das mais diversas, mas os cuidados para se proteger são os mesmos na grande maioria dos casos. Observe as dicas abaixo para manter seus dados seguros e evitar problemas com seu cartão de crédito.

Como se proteger

Existem formas de se proteger contra essas fraudes, siga as seguintes dicas:

1. Não jogue documentos pessoais no lixo

Se você estiver descartando quaisquer documentos que incluam dados pessoais, certifique-se de rasgá-los ou destruí-los (por exemplo, mergulhe-os em água) antes de jogá-los na lixeira. 

Destrua documentos como:

  • Correspondência bancária (incluindo contas de poupança e extratos de cartão de crédito)
  • Quaisquer cartas ou documentos recebidos do Governo
  • Quaisquer documentos que contenham informações pessoais ou de identificação

2. Mantenha seu e-mail seguro e protegido também

Quando alguém tenta acessar seu e-mail, normalmente você recebe uma notificação informando. Caso isso aconteça, certifique-se de mudar sua senha e escolher uma mais forte e difícil de ser descoberta.

Muitas informações pessoais estão no seu e-mail e devem permanecer seguras. Algumas dicas para escolher uma senha segura são:

  • usar muitos caracteres
  • adicionar caracteres especiais
  • fazer uma combinação de senha diferente para cada site
  • fugir do óbvio
  • criar um caminho no teclado
  • não colocar data de nascimento
  • não usar nomes de familiares    

3. Leia seu próprio e-mail e declarações financeiras

Pode ser uma boa ideia adquirir o hábito de abrir todas as suas demonstrações financeiras e verificá-las cuidadosamente em busca de qualquer sinal de atividade suspeita ou fraude financeira. Isso vale para todas as suas contas bancárias e sua aposentadoria também. 

4. Verifique seu histórico de crédito regularmente

Acesse com uma certa regularidade o portal do consumidor no Serasa. Assim você poderá verificar se alguma dívida foi criada em seu nome sem seu conhecimento, já que o fraudador pode ter feito um cartão e gerado uma pendência. 

5. Seja cauteloso ao comprar online

Todos nós adoramos fazer compras online, mas tenha cuidado com as pessoas com quem você compartilha os detalhes do seu cartão de crédito. Pense bem antes de comprar qualquer coisa de um site que pareça suspeito demais e tente evitar sites que não oferecem o uso de um mecanismo de pagamento seguro, como o PayPal.

Além disso, esteja ciente dos riscos potenciais do uso de serviços de pagamento online que exigem os detalhes do seu cartão. Se eles foram hackeados ou tiveram seu banco de dados acessado por alguém, isso pode resultar em você ser vítima de fraude de cartão de crédito.

6. Mantenha o teclado do ATM coberto

Ao inserir seu PIN, geralmente é uma boa ideia cobrir o teclado do caixa eletrônico e estar ciente de quem está ao seu redor. Você também deve ser cauteloso ao usar como Apple Pay e Google Pay em lugares movimentados, pois existe uma tecnologia que pode permitir que alguém intercepte dados durante uma transação NFC e, potencialmente, obtenha os detalhes do seu cartão no processo.

7. Sempre saiba onde seu cartão está

A nova tecnologia NFC facilita muito os gastos não autorizados com seu cartão se alguém conseguir colocar as mãos nele. Portanto, mantenha-o sempre seguro e, se perdê-lo, informe imediatamente ao banco ou operadora. 

8. Fique protegido digitalmente

As estatísticas mostram que o hacking online ultrapassou outras formas de fraude financeira. Portanto, é importante manter o software de vírus e segurança em seus computadores e dispositivos móveis atualizados e tentar evitar visitar ou comprar em sites de segurança questionável.

9. Nunca forneça detalhes do cartão de crédito pelo telefone

Se você precisar fazer um pagamento ou quiser doar para uma instituição de caridade,  opte por fazer on-line por meio de um método de pagamento seguro ou telefonando diretamente para a organização, porque golpistas de cartão de crédito podem acessar suas informações pelo telefone, se passando por outra instituição.

10. Se você acha que foi enganado, denuncie o mais rápido possível

Qualquer sinal de fraude deve ser informado imediatamente às autoridades. Se você verificar algo estranho na sua fatura ou extrato bancário, tente descobrir o que aconteceu. Caso não haja explicação, entre em contato com sua operadora de cartão e denuncie.

Caso não seja resolvido, denuncie às autoridades para que medidas legais sejam tomadas o mais rápido possível.