Protegendo seus produtos da luz UV

No verão, embora todos desejem aproveitar o sol, é importante lembrar que seu produto pode precisar de proteção extra contra o sol.

Sim, não é apenas nossa pele que necessita de proteção contra os raios UV e UVA, já que determinados produtos de beleza podem sofrem alterações em sua composição química quando são expostos ao sol e a Embalagens para Cosméticos é a melhor forma de protegê-los.

Mas você deve estar se perguntando, meu produto vai ficar exposto ao sol? A resposta é nunca se sabe, pois, você não sabe se seu cliente irá deixar o produto em algum canto da sua residência que recebe a luz do sol.

Neste artigo, discutiremos o impacto que os raios solares nocivos podem ter nos produtos e quais opções de embalagem protegem melhor os produtos suscetíveis a danos causados ​​pelo sol e como a Liberty Industrial – Embalagens para Cosméticos pode te ajudar neste quesito.

O que é luz UV?

A luz ultravioleta (UV) é um tipo de radiação eletromagnética proveniente do sol. É a razão pela qual as pessoas ficam bronzeadores, mas também a razão pelas quais as pessoas recebem queimaduras solares. Assim como a exposição em excesso danifica a nossa pele, a luz UV também afeta negativamente muitos produtos, inclusive, tornando-os inutilizáveis. 

A radiação UV possui energia suficiente para quebrar as ligações químicas, o que pode ser prejudicial para muitos tipos de produtos, principalmente cosmético, que dependem dessas ligações para terem um efeito satisfatório, seja na pele ou cabelo da pessoa, por exemplo.

Abaixo, listamos alguns exemplos de produtos que são sensíveis à luz UV e quais medidas de embalagem podem ser tomadas para protegê-los da melhor forma possível.

Bebidas

Alguns tipos de bebidas podem ser sensíveis à luz UV, principalmente se contêm vitaminas, são artificialmente coloridos ou contêm aromatizantes. Para essas bebidas, a exposição à luz causa degradação foto-oxidativa, que afeta adversamente o sabor, odor ou cor do produto. Isso pode reduzir a vida útil e deixar uma impressão negativa no consumidor.

Por isso que muitas bebidas energéticas ou isotônicas são embaladas em plástico PET, que pode ser facilmente resistente a UV adicionando uma barreira UV. Uma barreira UV pode ser incorporada a uma garrafa PET durante o processo de fabricação, fornecendo uma maneira fácil e eficaz de proteger esses produtos e aumentar a sua vida útil.

Produtos farmacêuticos

Anos atrás, era comum para farmacêuticos e farmácias armazenar a maioria dos seus produtos em frascos de vidro âmbar. Isso ocorre porque o vidro âmbar bloqueia completamente a luz UV, protegendo assim o conteúdo armazenado no interior. Além de bloquear quase toda a luz UV, o vidro âmbar também é completamente inerte, o que significa que não quebrará ou vazará produtos químicos em seu conteúdo.

O vidro âmbar continua a ser a melhor escolha para a Embalagens para Cosméticos de óleos essenciais. Quando a foto-oxidação ocorre com os óleos essenciais, ela pode alterar o cheiro, o que é fundamental para o produto.

O uso de vidro âmbar ainda é predominante em alguns produtos farmacêuticos, no entanto, hoje em dia muitos produtos farmacêuticos são armazenados em garrafas de plástico âmbar, que também podem bloquear a luz UV geral, mas é uma opção mais em conta.  Repare, que quase todos os remédios ou produtos manipulados, seja remédio, cosméticos ou dermocosméticos sempre possuem uma apresentação âmbar, seja de plástico ou vidro.

Embalagem flexível

Bebidas e produtos de saúde não são os únicos afetados pelos raios UV. Se você estiver usando embalagens flexíveis ou Embalagens para Cosméticos tubulares para um produto sensível à luz UV, poderá incorporar um material de barreira para bloquear os raios UV prejudiciais. Isso também ajudará a prolongar a frescura e o prazo de validade de muitos produtos.

Assim, qualquer embalagem plástica flexível pode receber uma barreira UV no seu processo de pós-produção para aumentar a vida útil de um produto. Isso, além de ser um diferencial, garantira que o seu produto passe mais tempo com o consumidor.

Agora como os raios UV podem afetar os produtos e como as embalagens podem oferecer solução para isso, você precisa conhecer a Liberty Industrial. Atuamos na fabricação de embalagens para cosméticos que podem ser totalmente personalizados de acordo com as necessidades e imagem da sua marca.

Seja qual for a necessidade do seu produto quanto a embalagem a Liberty pode te ajudar a alcançar o que sua marca deseja.

A Liberty está no mercado desde 2012, oferecendo soluções a empresas que desejam agregar mais qualidade e personalidade a suas embalagens plásticas de cosméticos. Nossa empresa está localizada na Rua Flôr de Lis, 1064, Quinta da Boa Vista no Itaquaquecetuba na cidade de São Paulo, com CEP: 08597-620

Entre em contato conosco pelo Telefone: (11) 4644-3790 agora mesmo para conhecer as soluções que tem a oferecer para sua empresa!