Saiba como utilizar a sua formação para ganhar uma renda extra

Desde o início da pandemia as pessoas começaram a se reinventar no mercado de trabalho, seja pela perda de um emprego, uma redução de salário ou porque simplesmente precisa de uma grana a mais no fim do mês. A renda extra é sempre bem-vinda, não é mesmo?

Décadas atrás a única forma de fazer um dinheiro extra era por meio de dois empregos, mas sabemos que isso é inviável na maioria das situações. Com o avanço da internet, hoje é possível faturar até mais que o próprio emprego – e no conforto da sua casa. 

Algumas ideias exigem certo investimento no início, mas outras não. No texto de hoje traremos várias opções para você que tem alguma formação e está precisando de uma grana extra para fechar o mês no verde.  

O que é uma renda extra? 

Antes de tudo, vamos recapitular. O que é essa renda extra? Podemos considerar aquele dinheiro ‘a mais’ que você ganha além da sua fonte principal de renda. 

Você ter diferentes motivos para gerar esse dinheiro a mais, como dito anteriormente: a perda do emprego, um meio de ajudar a pagar as contas no fim do mês, alguma meta a médio/longo prazo, como uma viagem ou casamento, enfim, são muitas possibilidades, mas o objetivo final é o mesmo: manter a conta bancária positiva. 

Para utilizar uma renda extra? 

Seu objetivo principal é utilizar a renda extra para quitar dívidas? Neste link você consegue entender o passo a passo de como pode zerar seus débitos. 

Saiba como usar sua formação para quitar suas dívidas 

Você tem alguma formação? Seja graduação, técnico ou mesmo um curso livre, possuir alguma instrução te dá a oportunidade de ganhar dinheiro com diferentes atividades. Confira a seguir:

Dar aulas online 

Fazer aulas online se tornou algo comum e extremamente procurado nos últimos anos, especialmente após a pandemia. Sempre haverá alguém precisando aprender algo ou querendo se aprimorar.

É aqui que você entra com todo o conhecimento que possui para ganhar uma renda extra. E que área é possível passar a experiência que possui? Quase todas. Você pode ensinar línguas, algum instrumento ou mesmo aula de costura, por exemplo. 

Com apenas uma câmera ou o próprio celular já é possível conseguir alunos do mundo todo. O lado positivo das aulas online é que seu gasto será praticamente zero no início. Obviamente depois você poderá investir em iluminação, microfone, etc., mas é completamente possível começar sem nada disso, trabalhando com o que já possui. 

Você também pode gravar um curso e vendê-lo em alguma plataforma, como a Hotmart e a Udemy. Apesar do trabalho inicial de gravar tudo e editar, após o envio na plataforma é só aguardar as futuras vendas.

Dependendo do seu sucesso, é possível até que essa renda extra vire a principal! Mas claro, será preciso disciplina e didática para tudo funcionar corretamente. 

Trabalhar de freelancer 

O número de freelancers no mercado aumenta a cada dia, especialmente no meio do Marketing Digital, ou seja a área de escrita e design tem aos montes em sites de ‘freelas’. Nesse caso também pode dar certo o suficiente a ponto de você se organizar para viver apenas disso. Onde encontrar esse tipo de trabalho? Confira os três maiores para diferentes áreas: 99freelas, Workana, GetNinja

Escrevendo Textos 

Como citado anteriormente, a área da escrita cresceu muito nos últimos anos. Apesar de jornais e revistas estarem a caminho do fim, a comunicação na internet só aumenta. Tem facilidade para escrever sobre algum assunto específico? Seja música, cinema, futebol ou viagens, por exemplo. Você pode trabalhar para algum blog – freela ؘ– ou criar o seu. Neste caso a renda extra viria com futuros anúncios e patrocinadores que conseguisse fechar negócio. 

Outra possibilidade envolvendo a escrita e que também está em alta é na produção de e-books. Você também pode conseguir algum freela na área para trabalhar na criação de um e-book específico ou pode criar algum sobre um tema que domine, vendendo-o após pronto. 

Você pode fazer a venda pela Amazon de forma gratuita, em plataformas de afiliados – você oferece uma comissão para promoverem seu e-book – ou por divulgação nas redes sociais. 

Mais uma área que sempre tem vaga é para trabalhar com tradução de textos. Seja inglês, francês ou mandarim, empresas internacionais estão sempre à procura desse serviço. Caso você faça um bom trabalho, também será possível viver apenas disso. Algumas plataformas para procurar por esse job: 99freelas, Fiverr, Ulatus, WordLink e Workana.

Fazendo designs 

Como para a área de texto, a área de design também sempre tem procura, afinal, qualquer tipo de comunicação precisa de uma peça na composição final, seja para mídia on ou off. Com o surgimento do Canva, entre outras plataformas de criação de arte, é possível criar coisas originais e do zero, sem precisar baixar o tradicional Photoshop, por exemplo, pago e precisa de um computador ágil para funcionar bem.  

Abrir um e-commerce 

Você já pensou em abrir algum negócio? Lojas virtuais cresceram exponencialmente nos últimos anos, especialmente com o surgimento de sites como Mercado Livre e o mais atual: Shopee. Um e-commerce necessita de um investimento inicial, mas você pode trabalhar em casa, deixando-o mais barato. 

Seja uma loja online ou física, faça uma boa pesquisa antes de começar: sobre o que está em alta, quais produtos estão em falta no mercado e o que as pessoas têm pedido. Afinal, mesmo sendo algo bem vendido na internet, quanto mais pessoas estiverem nesse meio, mais difícil será chamar a atenção para o seu e-commerce. Estude o mercado, traçando o perfil do seu cliente ideal! Ideias de negócios: 

  • Roupas
  • Calçados
  • Maquiagens
  • Produtos de skincare
  • Decoração
  • Móveis
  • E muitos outros.

Para ter segurança dos dados e funcionalidades, aposte em plataformas SaaS, como a Nuvemshop.

Comece a investir 

Não tem nenhuma habilidade e nem vontade de criar um negócio? Então começar a investir pode ser um bom caminho. Você precisará deixar essa grana aplicada por um tempo, é claro. E estamos falando sobre pessoas que entendem do assunto! O investimento não é tão simples e prático quanto parece, mas caso seja iniciante, você pode partir para investimentos mais seguros, como os títulos do Tesouro. Compreenda seu perfil de investidor!

Ainda não consegui quitar minhas dívidas 

Você já começou a fazer uma renda extra, mas ainda assim não está conseguindo quitar as dívidas? Talvez o empréstimo pessoal seja a melhor saída para você. Outra alternativa é o empréstimo com garantia. Confira todos os detalhes neste link.