Qual o melhor banco para financiamento imobiliário?

Procurando pelo melhor banco para financiamento imobiliário?

O sonho da casa própria faz parte da realidade dos brasileiros até os dias atuais. O financiamento de imóveis aparece nesse cenário como uma forma de tornar esse sonho realidade.

A grande maioria da população não tem condição de arcar com uma propriedade à vista, mesmo que isso ofereça um alto desconto no valor. Por isso, é preciso buscar formas de empréstimo que sejam interessantes e proporcionem boas condições de compra.

Diante desta realidade, fizemos este artigo para mostrar qual é a melhor taxa de financiamento imobiliário e qual banco oferece as melhores condições para você de acordo com a sua realidade.

Quer conhecer mais sobre este assunto? Então acompanhe o nosso artigo até o final.

O que é financiamento?

O que é financiamento

Antes de conhecer o melhor banco para financiamento imobiliário, primeiro precisamos saber do que se trata.

Financiamento é o crédito liberado por uma instituição financeira quando você precisa de um empréstimo para a aquisição de algum bem.

A transação consiste em quitar esse valor em parcelas mensais, com o acréscimo da taxa de juros combinada e outros custos que podem estar envolvidos na operação.

Existem diferentes formas de financiar o imóvel que você quer comprar. Os empréstimos mais conhecidos que oferecem taxas baixas são o empréstimo com garantia de veículo e o com garantia de imóvel.

Porém, nem todas as pessoas dispõem de um bem para usar como garantia em uma transação dessa. Nesse caso, elas precisam buscar outras propostas interessantes, seja com consórcio ou outro tipo de empréstimo pessoal.

Como financiar meu imóvel?

Para financiar o seu imóvel, primeiramente você deve escolher qual tipo de empréstimo irá solicitar, como explicamos no tópico acima.

Então, antes de procurar o melhor banco para financiamento imobiliário, você deve ir além – porque tomar certos cuidados. Nesse contexto, além de escolher a propriedade que você quer morar e analisar qual instituição financeira oferece a melhor condição de compra, também recomendamos que você regularize toda a sua documentação para não correr o risco de o banco não aceitar fazer uma operação do porte de um financiamento de imóveis com você.

Assim, se você tiver alguma pendência com a Receita Federal, nome sujo ou quaisquer outras dívidas significativas pendentes, sugerimos que você as quite antes de solicitar o empréstimo.

Também se planeje e faça uma análise da sua situação financeira para ter a certeza de que conseguirá arcar com as parcelas mensais do trâmite.

O que analisar na hora de financiar um imóvel

Encontre o melhor banco para financiamento imobiliário

Um dos maiores desafios nessa jornada é identificar, com segurança, qual instituição financeira oferece a melhor taxa de financiamento imobiliário e a condição de compra mais atraente.

Diante disso, nós recomendamos que você analise alguns fatores antes de escolher o banco com o qual irá negociar.

Primeiramente, investigue a reputação da empresa. Você pode usar o Reclame Aqui para se basear ou dar uma olhada nas redes sociais do negócio em busca de reclamações.

Além disso, veja o prazo de pagamento que a instituição financeira oferece, assim como o valor das parcelas mensais.

Você não pode deixar de considerar, também, a taxa de juros aplicada. Quando a parcela é pequena, as pessoas têm tendência de imaginar que aquele negócio é bom, mas isso nem sempre é verdade.

Diante disso, analise todo o conjunto de fatores envolvidos em uma transação de empréstimo e leia bem o contrato para não ter surpresas.

Melhores bancos para o financiamento imobiliário

Nós separamos os melhores bancos para financiamento imobiliário considerando a realidade atual. Eles oferecem os serviços mais completos em 2022, têm tradição e são opções confiáveis.

Santander

O primeiro banco da lista que indicamos é o Santander.

Quando você faz um empréstimo consignado com ele, tem o prazo de até 12 anos para pagar. Já no caso de empréstimo pessoal, esse tempo é de até 72 parcelas.

Outra vantagem interessante do empréstimo pessoal é que o Santander concede um prazo de até 59 dias para o pagamento da primeira parcela.

E para pessoas que não são correntistas, ainda podem conseguir um valor de até 25 mil reais disponíveis na conta em até 3 dias.

Em relação às taxas aplicadas, elas variam para cada pessoa. Mesmo assim, começam em 0,79% em casos de empréstimo com garantia e 1,99% mensais para outros tipos de empréstimo pessoal.

Itaú

O Itaú também é confiável e tradicional na concessão de financiamento de imóveis.

Um diferencial dele é que oferece um prazo de até 3 meses para o início do pagamento da primeira parcela da dívida. Além disso, você pode quitar o montante em até 72 parcelas para empréstimos pessoais.

As taxas aplicadas também variam com a pessoa e o tipo de empréstimo. Mas, de acordo com o Banco Central, a taxa média de juros aplicada é de 4,18% mensais.

Inter

O crédito consignado do banco Inter tem um prazo longo de pagamento, podendo ser quitado em até 96 meses. Isso é interessante para as pessoas que precisam de baixas parcelas mensais para pagar a dívida.

Sobre as taxas aplicadas, você pode escolher entre uma taxa fixa a partir de 1,9% mensais mais IPCA, ou um valor pré-fixado que começa em 1,5% ao mês, e varia de pessoa para pessoa.

Bradesco

O Bradesco também oferece opções com taxas fixas ou variáveis, dependendo do que você considerar mais interessante quando falamos em crédito imobiliário. O banco também conta com outras opções de empréstimo que você pode avaliar para entender qual é a mais vantajosa.

O mais interessante desse crédito imobiliário é que você tem até 30 anos para pagar. Em relação às taxas aplicadas, elas variam com a remuneração da poupança atual. Assim, vale a pena fazer uma simulação de empréstimo para entender melhor qual seria o montante pago e as taxas aplicadas.

Caixa

O Caixa também é um banco atuante no Brasil há muitos anos acostumado a conceder empréstimos.

Algumas pessoas alegam que ele é muito burocrático, mas é um banco com taxas interessantes e diferentes tipos de empréstimo disponíveis, como o consignado, o pessoal e o com garantia.

Para você se basear, as taxas cobradas na modalidade consignada são a partir de 0,94% ao mês. 

Alternativas de financiamento

Se você não encontrar uma opção de financiamento que atenda a sua necessidade, pode procurar alternativas através de outras formas de empréstimo.

Apesar de o empréstimo com garantia ser um dos mais conhecidos e vantajosos, ainda existem outras possibilidades e cada instituição financeira tem os seus prós e contras.Então conheça o nosso simulador de empréstimo e faça testes para encontrar a alternativa ideal para você.