Salário Mínimo no Canadá

Uma curiosidade muito comum dos brasileiros é saber qual o valor do Salário Mínimo no Canadá, sempre pensando em uma possível imigração para este país norte-americano.

O Brasil é um país enorme ainda em desenvolvimento, com lugares lindos e diversas falhas estruturais. Com isso muitas pessoas acabam sonhando em uma vida no exterior, em um país de primeiro mundo.

Mesmo que muitas vezes isso signifique trabalhos mais simples, como empregado, babá, garçom…

Só que antes de dar esse primeiro passo é preciso conhecer o país, o salário que você terá para receber. Além de saber como tirar o visto de trabalho, afinal sem isso você não terá oportunidades.

O Canadá

O Canadá é um país que fica na América do Norte, é o segundo maior em território no mundo todo. Apesar da extensão não há uma população muito grande fora dos centros urbanos.

Lá são faladas duas línguas: o inglês e o francês.

O país passa hoje por uma fase de carência de mão de obra, o que o deixa mais atrativo para uma possível imigração.

Salário Mínimo

No Canadá as questões de salário mínimo não funcionam do mesmo jeito que no Brasil. Lá não existe uma lei federal que determine um valor mínimo a ser pago aos trabalhadores.

Lá quem define o valor do salário mínimo são cada uma das províncias, o que seriam o mesmo que os nossos estados.

Outra grande diferença quanto ao salário mínimo no Canadá é que não é mensal como no Brasil Aqui no nosso país o governo já determinou um salário mínimo 2020 de forma mensal. O salário mínimo é definido por hora, assim o valor lá no final do mês pode variar bastante de pessoa para pessoa.

Hoje o salário mínimo no Canadá está variando entre $11,06 e $15,00 por hora trabalhada.

Pagamento

Assim como no Brasil o salário costuma ser pago mensalmente ao trabalhador. No entanto, é algo que pode ser tranquilamente alterado em comum acordo entre o empregador e o empregado.

Reajustes

É realizado todos os anos um ajuste no valor do salário mínimo em cada uma das províncias canadenses. Esses reajustes costumam ser no mês de setembro, mas podem haver mudanças.

Áreas buscadas

O Canadá é um país que vem estando de portas abertas para os estrangeiros, com inúmeras oportunidades. A experiência com tecnologia é a mais valorizada, mas as vagas são para muito além disso.

Segundo o site Immi Canadá, as principais áreas/profissões buscadas e abertas aos imigrantes são as seguintes:

  • Engenheiro de software – média salarial entre $83.000,00 e $100.000,00 ao ano;
  • Gerente de contas – média salarial entre $72.000,00 e $90.000,00 ao ano;
  • Representante de vendas – média salarial entre $52.000,00 e $62.000,00 ao ano;
  • Gerente de projetos de TI – média salarial entre $92.000,00 e $115.000,00 ao ano;
  • Contador – média salarial entre $63.000,00 e $78.000,00 ao ano;
  • Gerente de projetos de Engenharia – média salarial entre $74.000,00 e $92.000,00 ao ano;
  • Analista de negócios – média salarial entre $73.000,00 e $87.000,00 ao ano;
  • Representante de serviços ao cliente – média salarial entre $37.000,00 e $45.000,00 ao ano.

Como conseguir uma vaga

Para trabalhar no Canadá você consegue buscar trabalho pelos meios comuns, como o Linkedin e sites de emprego. Você também pode enviar o seu currículo diretamente para as empresas ou acompanhar as vagas que abrem em seus sites.

Além de tudo isso existe um local no site oficial do Governo Canadense em que você pode ir atrás da sua vaga. É só clicar aqui e conhecer, na maioria dos casos chega a mostrar até qual seria o seu salário anual!

Custo de vida

Assim como e qualquer outros lugar, o custo de vida no Canadá varia de acordo com as regiões.

O custo médio para um apartamento, em uma cidade grande como Toronto, é de $1400,00 ao mês. Dividindo o apartamento com outra pessoa esse custo pode cair para $800,00 ao mês.

Além disso ainda é preciso somar as despesas como energia e água, lavanderia, alimentação e qualquer manutenção que surja.

O transporte público no Canadá varia de cidade para cidade, mas costuma ser bem acessível. Um passe único fica entre $2,75 e $5,00.

Lá também é possível comprar passes semanais ou mensais por um valor fixo. Assim você pode usar o transporte público quantas vezes quiser. Só precisa ser dentro dos dias que você comprou.

Visto para trabalho

O visto de trabalho é um processo burocrático que costuma levar em torno de 60 dias. Para conseguir o visto você precisa solicitar aqui do Brasil e já ter uma vaga garantida no país.

Assim o Ministério do Trabalho canadense precisará emitir um documento que mostre que não há uma pessoa local para ocupar aquela vaga. Além disso você ainda precisará de alguns documentos:

  • Passaporte;
  • Prova de recursos financeiros;
  • Contrato de trabalho;
  • Preenchimento de diversos formulários solicitados no processo;
  • Pagamento da taxa (em torno de R$600,00).