Como Fazer Um Cartão de Crédito Pré-Pago

Muita gente talvez não saiba, mas é possível ter um cartão de crédito pré-pago. Mas o que é isso? Como ele funciona? O cartão de crédito pré-pago funciona da mesma forma que um cartão de crédito tradicional, pois com ele é possível efetuar compras e realizar pagamentos.

A diferença é que o cartão deve ser carregado antes de usá-lo, não é gerada fatura e o cartão não é vinculado a qualquer conta corrente. Ou seja, há um limite de crédito que proporciona um maior controle de gastos. No entanto, é possível acrescentar saldo a qualquer momento.

O cartão pré-pago acaba se tornando, por exemplo, uma ótima ideia para dar ao seu filho adolescente, já que você terá total controle sobre o valor que está sendo gasto por ele, pois o limite do cartão já terá sido aprovado por você.

Entre as vantagens de ter um cartão de crédito pré-pago é que a maioria dos cartões permite que você faça transferências online ou por telefone para o saldo. Com esses cartões, dependendo da empresa, também é possível ganhar, por exemplo, milhas aéreas, entre outros prêmios em pontos.

Hoje, há no mercado, vários tipos de cartões pré-pagos, tais como os cartões-presente disponíveis, por exemplo, em lojas de roupas, entre outros estabelecimentos. Oferecer, assim, um cartão-presente para amigos já se torna um hábito comum entre as pessoas.

No entanto, há algumas desvantagens. Uma delas é que dependendo do cartão de crédito pré-pago, é cobrada uma taxa anual, ou até uma tarifa de inatividade, ou seja, se você não utilizar o cartão por algum tempo e o saldo continuar o mesmo, a taxa é cobrada. Outra desvantagem é não poder gastar mais além do limite já pré-estabelecido no cartão.

Entre os cartões de crédito pré-pagos internacionais destaque para: Visa TravelMoney, Cash Passport e American Express Global Travel Card. Confira abaixo algumas características de cada um dos cartões de crédito pré-pagos. 

Cartões pré-pagos internacionais 

1. Visa TravelMoney

O Visa TravelMoney é o cartão de crédito pré-pago internacional lançado pelo Banco do Brasil. Com ele, é possível viajar sem se preocupar em levar dinheiro em espécie ou travelers checks para efetuar pagamentos em viagens ao exterior. A utilização deste cartão é simples, pois a operação é semelhante à realizada com cartão de crédito/débito.

Basta carregar o Visa TravelMoney com o valor desejado em dólar, euro, libra esterlina ou rand, e utilizá-lo em estabelecimentos comerciais (hotéis, restaurantes, lojas, etc) que atendem à rede Visa, em mais de 200 países. Na hora do pagamento, é só inserir o cartão e digitar a senha. As compras e saques são realizados sempre na moeda do país de destino.

O cartão é recarregável, ou seja, é possível aumentar o limite de crédito do Visa TravelMoney a qualquer hora e de qualquer lugar. Ele também não possui anuidade.

No entanto, é cobrada uma tarifa cada vez que um saque é efetuado, além dos custos da rede local de terminal de autoatendimento. Mais de 1 milhão de caixas automáticos da rede Visa ou Plus estão disponíveis para saque.

Se o dono do cartão voltar de viagem com saldo no cartão pré-pago, o dinheiro pode ser utilizado nos estabelecimentos afiliados à rede Visa Electron, no Brasil, guardado para uma futura viagem (o dinheiro ficará carregado no cartão), ou devolvido em reais.

Se o titular do cartão perder ou tiver o cartão de crédito roubado, ele deverá ligar para a Central de Atendimento do banco emissor do cartão para solicitar o bloqueio do mesmo, e pedir a emissão de um novo cartão. O saldo do cartão bloqueado poderá ser transferido para o novo cartão.

Entre as vantagens de ter o cartão está a consulta de saldo e extrato online pela internet e a central de atendimento gratuita 24 horas, em português. Outro benefício é a falta de variação cambial na moeda de carga.

A aquisição do Visa TravelMoney pode ser feita em agências do Banco do Brasil, Banco Bradesco, Banco Rendimento e Banco Confidence.

Mais informações no site Visa do Brasil.

2. Cash Passport

O Cash Passport é mais um cartão de crédito pré-pago internacional que você pode utilizar em suas viagens ao exterior, em substituição ao dinheiro e ao cartão de crédito convencional.

Disponível para dólares americanos, libras esterlinas e euros, o Cash Passaport pode ser utilizado em milhões de caixas eletrônicos, assim como lojas, restaurantes, bares e hotéis ao redor do mundo.

O Cash Passport não é vinculado a uma conta bancária, sendo válido por pelo menos três anos.

Para obter um Cash Passport é muito simples. Basta levar o CPF, o RG e o valor a ser depositado a uma agência autorizada. Pronto, agora é carregar o cartão e arrumar as malas. E quando quiser fazer uma recarga, faça o mesmo procedimento: leve o Cash Passport, CPF, RG e o valor a ser depositado à agência onde você adquiriu o cartão e seu Cash Passport será recarregado.

Quer saber se esta com o nome sujo antes de solicitar seu cartão? Veja como consultar CPF gratuitamente pela internet.

Há duas bandeiras de Cash Passport: MasterCard® Cash Passport, que é aceito em estabelecimentos que exibam as marcas MasterCard®, Maestro ou Cirrus, e o Visa Cash Passport, aceito em estabelecimentos que exibam o logotipo Visa ou Plus.

No caso de perda, roubo ou furto do cartão, entre imediatamente em contato com o Atendimento ao Cliente, para que o Cash Passport seja bloqueado e um novo cartão seja enviado gratuitamente. Em caso de emergência, entre nos endereços abaixo e confira os números de telefones disponíveis da Assistência Emergencial Global 24 horas.

– MasterCard Cash Passport

– Visa Cash Passport

E se no final da viagem houver saldo e você não quiser mais ficar com o Cash Passport, basta sacar o saldo restante em um caixa eletrônico que mostre as marcas MasterCard® ou Visa (dependendo de qual tipo de Cash Passport você tem). Ou, você pode voltar ao local onde adquiriu o cartão e pedir um reembolso do saldo restante no seu cartão. Neste caso, serão deduzidas as tarifas aplicáveis. E não esqueça de levar seu Cash Passport, RG e CPF.

3. American Express Global Travel Card

Cartão de crédito pré-pago internacional, o American Express Global Travel Card é usado como qualquer outro tipo de pagamento com cartão.

A diferença é que com este cartão pré-pago, você paga somente 0,38% de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) em vez de 6,38% das transações internacionais efetuadas com cartões de crédito tradicionais.

O American Express Global Travel Card pode ser carregado com três moedas: dólar, libra esterlina e euro. Aceito em todos os estabelecimentos no Brasil e no exterior, e em sites internacionais que aceitam Cartões American Express, o cartão não é vinculado a uma conta bancária.

Se tiver dificuldade em saber onde utilizar o seu cartão, basta procurar o logo da American Express em lojas, restaurantes, hotéis, entre outros estabelecimentos.

Apesar de não haver cobrança de anuidade ou tarifa de aquisição e inatividade do cartão, é cobrada uma taxa para o saque em libra, dólar ou euro em caixas eletrônicos que aceitam o American Express.

Há ainda a possibilidade de cobrança de uma taxa de conversão no caso de o titular do cartão quiser realizar transações em moeda diferente do dólar, libra esterlina ou euro.

Há muitas vantagens em se obter o American Express Global Travel Card. A taxa de câmbio, por exemplo, é fixada no momento da aquisição ou recarga do cartão, evitando, assim, flutuação da taxa de câmbio.

Não existem limites diários para o saque e o saldo nunca expira, ou seja, se sobrar dinheiro você pode guardar para uma próxima viagem.

Outra vantagem é poder conferir, diariamente e a qualquer hora do dia, o saldo e o histórico das transações online ou pelo telefone.

Entre os benefícios do cartão de crédito pré-pago está o fato de você receber dois cartões American Express Global Travel Card: um é o cartão titular com senha, e o outro, um cartão reserva, com senha diferente, e que só deve ser desbloqueado e usado em caso de perda ou roubo do cartão principal.

Basta ligar para a Central de Atendimento para bloquear o cartão roubado e desbloquear o cartão reserva. Entretanto, se o cartão reserva também for perdido ou roubado, ainda há mais uma opção: o cartão substituto.

Sem custo adicional, o cartão substituto será enviado para o endereço da escolha do titular do cartão, no Brasil ou no exterior. Outro benefício é contar com Assistência Globl Assist® 24horas por dia, sete dias por semana.