Vale a pena pagar as contas pelo cartão de crédito?

O cartão de crédito é uma das ferramentas mais práticas do mundo moderno, uma vez que permite aos seus clientes uma elevação do seu poder de compra, além de permitir o pagamento de contas e realização de compras sem a necessidade de estar com o dinheiro físico em mãos. Na atualidade, as operadoras de crédito, em uma frequência cada vez maior, têm facilitado a concessão de seus cartões para aqueles que o solicitam, bem como permite valores de limites significativamente altos. 

No entanto, nesse contexto de substancial facilidade na aquisição dessa ferramenta, muitos indivíduos acabam perdendo o controle sobre suas compras e acabam gastando uma quantia maior do que o permitido pelo seu orçamento. Assim, ao final do mês, para que suas contas não fiquem no atraso, tem se tornado cada vez mais comum o hábito de pagar as despesas do cotidiano – como contas de água, eletricidade, gás e internet – utilizando o cartão de crédito. Por ser uma prática relativamente nova, tem surgido uma série de questionamentos e dúvidas acerca da real validade e benefícios dessa ação, por isso, hoje trouxemos respostas e esclarecimentos acerca do pagamento de contas com cartão de crédito.

O que faz o pagamento de contas com cartão de crédito não ser uma boa opção?

Inicialmente, é válido ressaltar que, embora o cartão de crédito seja uma ferramenta que traz muita praticidade e benefícios para a realização de compras, utilizar ele para efetuar o pagamento das despesas mensais, nem de longe, é uma boa ideia para quem deseja manter a sua saúde financeira boa. Um dos principais motivos que fazem tal prática não ser recomendada pelos especialistas em finanças é o fato de que, ao portar em suas mãos uma ferramenta que permite ao portador realizar a aquisição de algum objeto ou pagamento de dívida de um valor consideravelmente alto e não ser necessário pagar no exato momento, muitos indivíduos podem acabar perdendo o controle do quanto efetivamente podem gastar do seu orçamento e escorregar em uma série de enrascadas, que podem  resultar em uma gigantesca dívida.

Ao pagar as suas contas mensais com o cartão de crédito, o indivíduo fica com a impressão de que aquela pendência está quitada, todavia, esse pensamento é falso e errôneo, haja vista que o que, de fato, ocorre é a postergação do prazo de pagamento, ficando para outra data. Ao fazer isso muitas vezes durante o mesmo mês, é comum que o portador do cartão se perca em meio as suas dívidas que, ao chegar o dia do pagamento da fatura, será mais falta do que o seu orçamento lhe permite quitar. 

É justamente nesse ponto que se encontra um dos maiores riscos, pois as taxas de juros cobradas pelas operadoras de crédito em situações de inadimplência da fatura são bastante altas e isso pode fazer com que o indivíduo acaba contraindo uma dívida maior que a original. Em cenários mais pessimistas, toda a situação pode se tornar uma imensa bola de neve incontrolável, sendo preciso que o titular do cartão entre em contato com a operadora e negocie um parcelamento.

Malefícios que o pagamento de dívidas com cartão de crédito pode gerar

Como dito anteriormente, realizar a quitação de contas com o cartão de crédito não é uma alternativa segura e confiável. Assim, para reforçar e comprovar nossa afirmação e ponto de vista, abaixo listamos alguns motivos que tornam essa prática em algo tão perigoso para a sua saúde financeira.  São eles:

  1. Altas taxas de juros: já mencionamos acima que as taxas de juros rotativos cobrado pelas operadoras de crédito são uma das mais altas do mercado financeiro nacional, chegando a ultrapassar a margem de 300% ao ano. Em caso de atrasos de pagamento, você ficará submetido a essas taxas de juros e pode gerar uma dívida maior do que a inicial, ao adicioná-las com os demais gastos mensais que você continuará ter, a situação se tornará insustentável, podendo fazê-lo entrar na lista de negativados nacional.
  2. Comprometimento do controle financeiro: uma vez que você está suscetível a ter toda a sua dívida aumentada, adiar o pagamento de nada adiantará, pois, uma vez que novas contas surgirão e farão com que você gaste o dinheiro.
  3. Custos pagos pelo serviço: além do valor real de sua dívida, serão somadas a ela uma série de tarifas e custos pela utilização dos serviços da operadora de crédito. Embora esses valores individuais possam parecer irrelevantes, quando somadas todas as taxas o valor de sua fatura poderá ter um acréscimo considerável.

Afinal, devo utilizar o cartão de crédito para pagar minhas contas ou não?

Você não deve utilizar o cartão de crédito para pagamento das contas, uma vez que esse é um ato muito arriscado. De acordo com um levantamento divulgado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o SPC Brasil, aproximadamente um terço dos portadores de cartão de crédito não possuem noção do seu gasto real nessa ferramenta. Portanto, para evitar fazer parte dessa desastrosa estatística, nosso conselho é que você não realize pagamentos de dívidas com cartão de crédito. 

O ideal é ter uma boa noção de educação financeira que lhe permita gastar apenas aquilo que suas finanças lhe permitem pagar, porém, se você está em uma situação em que realmente não possui o dinheiro para pagamento, uma boa alternativa é tentar negociar com os locais em que possui dívidas em aberto, para que assim, talvez, sejam estabelecidas melhores condições de pagamento. Concluímos que, em hipótese alguma, utilizar o cartão de crédito é uma opção segura e confiável.