Cross Sell Inteligente: a tecnologia que aumenta o Ticket Médio e o ROI das lojas virtuais

Usar novas tecnologias em prol de um maior faturamento para o e-commerce tem ajudado bastante os empreendimentos virtuais a conseguirem bons resultados. Uma dessas ferramentas tem sido o Cross Sell Inteligente, normalmente utilizada por grandes varejistas, mas que agora está disponível para todos.

Mas, afinal, o que é isso? É o que vamos mostrar agora.

Conceitos básicos dessa estratégia

Primeiro, é preciso ter em mente que o cross selling é uma estratégia de vendas que aumenta o faturamento do comércio em geral, inclusive tem impacto direto no Ticket Médio e o ROI. Ainda proporciona uma experiência bem melhor ao cliente, que satisfeito pode virar um fiel consumidor da sua marca.

Fazendo uma tradução livre do termo (“venda cruzada”), já temos uma pequena noção de como o cross selling funciona. Na prática, esse artifício consiste em oferecer produtos complementares aos que o cliente escolheu para comprar inicialmente.

Exemplo prático? Digamos que um determinado cliente quer comprar um aparelho celular. Pela técnica do cross selling, o que o estabelecimento que está oferecendo esse item vai fazer é indicar algum produto complementar pra ser comprado junto com o celular, como um fone de ouvido, uma película protetora ou uma capa específica.

Quer outro exemplo? Em lojas esportivas, se um cliente compra um tênis, a loja oferece meias. Ou se ele escolher uma camisa para treinar, é oferecido também bermudas ou acessórios.

Ou seja, por meio dessa técnica, é possível impulsionar as vendas de muitos produtos similares de modo que a estratégia não pareça invasiva, já que os itens são complementares e essenciais.

Entenda outras vantagens

Entre os muitos benefícios que o cross selling oferece, está o fato de que ela ajuda a aumentar o faturamento de qualquer negócio, já que ao invés de estimular a venda de apenas um item, ela oferece dois ou mais produtos ao cliente de acordo com suas escolhas.

Também é importante salientar que ela possibilita dar circulação a produtos parados em estoque, itens que, sozinhos, não estão sendo vendidos, mas que em conjunto com outros podem ter mais saída.

Obviamente que essa estratégia não poderia passar batida diante das novas tecnologias que estão surgindo para auxiliar o e-commerce, e é por isso que foi criado o Cross Sell Inteligente pela iGoal, ferramenta que falaremos a seguir.

Conheça o Cross Sell Inteligente

Como o próprio nome já pode indicar, trata-se de uma ferramenta virtual, com base em inteligência artificial, cujo objetivo é cruzar os dados de cada cliente, entendendo o comportamento do usuário ao navegar pelas lojas virtuais, e buscando itens que fazem sentido dentro da estratégia de oferecer produtos complementares.

Com isso, o cliente não leva um, mas dois ou vários itens daquela loja, o que permite aumentar o Ticket Médio (valor das vendas totais de uma empresa dividido pelo número de vendas) e o ROI (retorno sobre o investimento).

O Cross Sell Inteligente funciona de maneira bem simples: a recomendação dos produtos é feita através da relação navegação x complemento ao produto escolhido, gerando uma assertividade ainda maior. Ou seja, a recomendação que o usuário irá receber sempre vai ser de acordo com os itens que ele escolheu (ou pesquisou).

A instalação do Cross Sell Inteligente pode ser feita em qualquer plataforma de loja virtual. E você pode contar com o suporte em português da iGoal.

Se em lojas físicas esta ação normalmente envolve a proatividade de um funcionário, de outra forma, em lojas virtuais tudo fica automatizado, e você poderá dar adeus ao trabalho manual, focando seus esforços no que realmente precisa.

Portanto, investir no Cross Sell Inteligente é uma das formas mais eficazes de garantir um faturamento maior para o seu negócio de um jeito simples, rápido e dinâmico, e que, de quebra, ainda ajuda na experiência do usuário.

Conheça alguns cases mundiais de cross selling

A Amazon é uma das varejistas mais admiradas do mundo, segundo a Fortune Magazine. Embora existam muitas razões para o sucesso da Amazon, uma das abordagens mais estratégicas (e lucrativas) pode ser encontrada em sua capacidade de motivar os clientes existentes a comprar mais. Em 2006, o CEO Jeff Bezos revelou que 35% das vendas eram resultado direto de cross selling.

Sites de viagens como o Booking são muito bons em cross selling. Ao reservar um hotel, você também recebe sugestões de transfer de ida/volta do aeroporto, aluguel de carros, seguro viagem e outros serviços relacionados a viagens.

A GoDaddy é um dos maiores registradores de domínios da Internet. Mas enquanto seu principal negócio é vender domínios, ela também faz um excelente trabalho em vender a seus clientes as extensões “premium”, além de proteção de privacidade, hospedagem na web e até serviços de marketing. Inspire-se nos grandes cases e implemente o Cross Sell Inteligente para alavancar o seu negócio.