As 3 DÚVIDAS MAIS COMUNS sobre a DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA para ações, fiis e renda fixa!

Bem-vindos ao canal EconoMirna Hoje estamos com a participação especial da Alice que vai se apresentar para nós

Hoje ela vai tirar nossas dúvidas sobre a declaração de IR da renda variável que causa muitas dúvidas Se apresenta para o pessoal, Alice Mirna, que prazer estar aqui com você Obrigada pelo convite Meu nome é Alice Porto

Sou contadora da bolsa Sou fundadora de um canal no Instagram chamado Contadora da Bolsa Lá tem muita informação sobre tributação e hoje vamos clarear sobre o IR na bolsa A Alice também tem canal no Youtube e vou deixar o link na descrição do vídeo para vocês se inscreverem e tirarem todas essas dúvidas. Vamos começar com quais cuidado tenho que ter.

Eu preciso fazer declaração do imposto de renda quando invisto na renda variável? Essa é a pergunta mais comum e o maior desconhecimento do mercado porque a partir de 1 real na bolsa você já é obrigado a declarar anualmente Não importa se a renda é abaixo do limite. Com 1 real na bolsa já precisa declarar Investiu na bolsa de valores, tem que entregar Comprou uma ação de 2 reais, tem que entregar.

Comprou um fundo imobiliário de 5 reais, tem que fazer a declaração Não importa se você não atingiu o limite, prepare seu espírito para a declaração -Exatamente -Agora vem a segunda questão O que precisamos fazer para deixar a declaração correta para a receita? É fácil, mas é detalhado porque você tem que colocar tudo.

Você tem que fazer os cálculos de todas as suas operações mensalmente Todo fim de mês você calcula o lucro ou prejuízo Se tiver lucro você paga o IR Se tiver prejuízo você informa na declaração para compensar ele nos lucros Porque você só paga imposto na bolsa se tiver lucros acumulados.

Então coloque as informações dos resultados mensais e lá em bens e direitos você coloca as ações que virou o ano Quando estourou os fogos, para tudo Você informa seus patrimônios, incluindo as ações, na declaração anual Uma coisa que as pessoas têm muita dúvida é na questão de abater o prejuízo anual -Explica melhor como que faz isso.

-O abatimento do prejuízo é sensacional Ele te dá o benefício de só pagar imposto quando você tem lucros acumulados Você pega o prejuízo de cada mês e abate nos valores para frente Se você teve um prejuízo de 5 mil reais em janeiro e em fevereiro lucrou 7 mil você não paga imposto sobre os 7 mil e abate o prejuízo de janeiro nesse lucro -Então seu lucro acumulado é quanto? -2

Estou boa de conta Aí você só paga imposto sobre esses 2 Mas você não pode abater prejuízo de day trade com operações de swing trade Pode abater tudo dentro de swing trade e tudo dentro de day trade Sem misturar

Sem misturar as coisas Uma coisa que recebo muito é dúvida de FIIs Eu tenho que declarar mesmo tendo prejuízo? As pessoas confundem pagar DARF que precisa ser preenchida e paga para FIIs caso você tenha tido lucro Tendo prejuízo, precisa declarar IR? Seja prejuízo em fundos, swing trade, day trade, ações, termo, opção, a importância de colocar o prejuízo na declaração anual é enorme porque a Receita Federal não sabe que você está perdendo. Ela só vê o IRRF da venda da nota de corretagem.

Se você não informar o prejuízo na declaração, seu CPF será bloqueado porque a Receita pensa que se você não declarou é porque está ganhando Cadê o imposto pago? Aí você vai ter problemas com seu CPF Então prejuízo é tão importante de declarar quanto os lucros. Ótimo Não se desespere quem investe em renda fixa porque Alice vai nos ajudar.

VEJA TAMBÉM: Lista para comprar seguidores no Brasil

Quem investe em renda fixa precisa declarar? Se você investe em renda variável já sabe que tem que declarar Se você também investe em renda fixa, pode declarar isso junto Mas se você só investe em renda fixa você precisa analisar sua renda anual e se ela é abaixo do limite ou não para entrega da declaração anual Eu lembrei dos 20 mil de isenção Como isso funciona? Que lembrança boa.

Se está na lei que você não precisa pagar imposto, não pague. Essa isenção dos 20 mil causa polêmica porque tem muita informação errada dela Agora você vai saber como funciona essa isenção. Essa isenção é para meses que você vendeu Pegue todas suas vendas do mês e some.

Se o total for abaixo de 20 mil e você teve lucro somente em ações você não precisa pagar imposto, mas tem que declarar como lucro isento porque isso é uma variação patrimonial Não deixe de informar lucros isentos Muito bom Muita obrigada por esclarecer nossa dúvidas O link do canal da Alice estará na descrição para você se inscrever porque está chegando a hora de fazer nossa declaração.

Vamos fazer tudo certo porque uma coisa que funciona no Brasil é a Receita Contem comigo, pessoal. Vou ajudar vocês Mirna, obrigada pelo convite. Adorei.

Um beijo para cada um de vocês e até o próximo vídeo Tchau (música)